Meu site está lento: O que fazer para carregar rápido?
Se o seu site está lento chegou a hora de tentar resolver esse problema, pois você pode estar perdendo acesso e até mesmo vendas por conta disso.
Além disso, ao perceber que o seu site está lento o Google provavelmente não vai te colocar nas primeiras páginas de resultados para pesquisas.
Mesmo sendo consequências ruins, entendemos perfeitamente porque o usuário deixa de acessar ou realizar uma compra em um site extremamente lento.
Todos nós já passamos por essa situação e sabemos como é chato ficar esperando diversos minutos para algo carregar.
Na era da internet tudo deve ser feito de forma rápida, o usuário tem pouco paciência e sabe que em apenas um clique encontra um site mais rápido e tem seu problema resolvido.
Justamente pela ampla concorrência do mercado temos que pensar em todos os detalhes, incluindo a velocidade de navegação do nosso site.
Quer saber como resolver o problema de site que demora para carregar? Então continue em nosso artigo de hoje e confira o que preparamos.
Meu site está lento e agora?
Confira o que pode deixar o seu site lento e como resolver cada um desses problemas.
1 – Programação otimizada
Vamos pensar um pouco sobre como os sites funcionam, essa é uma forma efetiva de entendermos o que pode o deixar lento.
Toda vez que um site é processado pelo servidor o mesmo precisa fazer muitos cálculos e consultas que são consideradas complexas ao banco de dados.
Cada vez que uma solicitação dessa acontece, vai demandar ainda mais tempo de processamento do servidor.
Sendo assim, a principal dica que pode ajudar quanto a velocidade do seu site é a releitura do código e um teste a performance de cada plugin ou funcionalidade.
Nesse momento é importante que você retire o máximo de cálculos e consultas que são desnecessárias para sua página.
Por isso ao contratar a Almeida Sites, você terá uma plataforma própria diferente de qualquer outra do mercado sem utilização de códigos desnecessários além de servidor VPS.
2 – Número de requisições
Outra coisa que você deve saber é que cada imagem, cada javascript ou css carregado pelo seu site conta como uma nova requisição que sua página vai fazer para o servidor contratado.
Ou seja, quanto maiores em tamanho e quantidade forem tais requisições, maior será o tempo que o servidor vai gastar tentando atender a todas elas.
Novamente o que pode auxiliar quando o problema é esse, é a redução e a aplicação minification em todos os seus scripts, juntando – os em uma quantidade menor de arquivos de maior tamanho.
3 – Imagens
As imagens são um clássico quando o assunto é site está lento, mas ao mesmo tempo as imagens são necessárias para ilustrar nossos textos, dar exemplos aos clientes ou até mesmo expor nossos produtos.
O grande segredo está na forma de exportação da imagem, existem diversas formas de exportar, como Gif, Png, Jpg, além de poder escolher a qualidade da foto.
Como mencionado, visto que as imagens são essenciais, o melhor jeito é utilizar problemas de otimização de imagens.
Como por exemplo, o WEBP (mas existem muitos outros), as imagens vão ter um tamanho menor e usa muda de forma drástica a velocidade do seu site.
São detalhes que parecem até óbvios e muitas vezes passam despercebidos por nós.
4 – Sistema de cache
O sistema de cache tem dois modos de funcionamento, podendo funcionando do lado do servidor, mas também do lado do usuário.
Todas as imagens e scripts que já foram vistos pelo menos uma vez, não precisam de uma nova solicitação para o servidor.
Da mesma forma, as páginas que já foram montadas não precisam de um novo processamento a cada acesso.
Tudo isso faz com que o processamento por parte do servidor seja mais otimizado e rápido, podendo atender todos os usuários.
Com certeza o sistema de cache hoje é uma das soluções mais efetivas em sites e até mesmo em blogs de grandes acessos.
Por isso é importante você ver como está a configuração do seu sistema de cache, existem plug-ins que podem te ajudar a fazer isso.
5 – Hospedagem
O site está lento? temos certeza de que com as nossas dicas anteriores ele melhorou bastante.
Contudo, utilizar dessas técnicas pode não ser o suficiente para resolver totalmente o seu problema.
O seu servidor precisa entregar ao menos o processamento mínimo necessário para que o seu site rode perfeitamente.
Sabemos que por diversos motivos algumas empresas e / ou empreendedores acabam optando pelo plano mais básico de hospedagem.
Mas esquecem de verificar se o plano mais básico vai atender as suas necessidades e as demandas de acesso.
Em pouco tempo o seu site pode triplicar os acessos e não ter uma estrutura adequada para isso.
A maior dica é verificar os planos e serviços de hospedagem disponíveis no mercado, escolhendo algo que possa comportar tudo que você considera necessário em seu site.
6 – Teste a velocidade do seu site
Existem diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a testar o site está lento.
Elas funcionam de uma forma bem simples, literalmente medindo a velocidade.
Isso serve para você perceber como o carregamento mudou depois de fazer algumas ações sugeridas em nosso artigo.
Aliás, a dica é que regularmente você teste a velocidade do seu site para garantir que está tudo correndo como o esperando.
Listamos algumas dessas ferramentas para você conhecer melhor e testar.
Está com problemas em seu site? Aqui temos a solução
Se você pensa na experiência do usuário e o quanto isso influencia o seu processo de vendas e acesso, é preciso ter um site impecável.
Muitos erros que levam ao carregamento lento estão na forma que o site é feito, na hospedagem escolhida e em outros detalhes.
Profissionais qualificados já pensam em tudo isso, te entregando algo que possa atender as necessidades do seu negócio e também do seu público alvo.
No Almeida Sites temos as soluções para diversos problemas relacionados ao marketing digital e estratégias para crescimento empresarial.
Entre em contato e confira como podemos te ajudar.